Inflamação nas trompas prejudica a fertilidade feminina

A inflamação nas trompas (tubas uterinas), ou salpingite, é comum em mulheres sexualmente ativas e representa uma das causas de infertilidade feminina. Na maioria das vezes, são originadas por bactérias de transmissão sexual, como a Chlamydia, Gonococo, Mycoplasma e Ureaplasma. Nos outros casos, as bactérias aeróbicas e anaeróbicas presentes normalmente no trato genital são as responsáveis.

Além da dor, pode ocorrer anorexia (falta de apetite), náuseas e vômitos e, às vezes, febre. A dor, frequentemente relacionada com o início do ciclo menstrual, tem  intensidade progressiva em baixo ventre e na mobilização do útero, trompa e ovários.

Se o diagnóstico não for precoce, a infecção pode evoluir para abscesso pélvico (acúmulo de pus), infecção de toda cavidade abdominal e sepse (infecção generalizada). Como complicação pode destruir as trompas. Em fase crônica, a salpingite leva à dor crônica e à menstruação irregular. “A paciente precisa relatar todos os sintomas para o médico, para posteriormente investigar a origem do problema e indicar o tratamento adequado. Só depois de curada, é possível planejar uma gravidez, seja por vias naturais ou com a ajuda da reprodução assistida”, informa Dr. Luiz Eduardo Albuquerque, diretor da Fertivitro — Centro de Reprodução Humana.

O tratamento consiste em interromper a infecção por meio de antibióticos. Em alguns casos graves é necessário tratamento hospitalar e até cirurgia. Recomenda-se evitar relações sexuais no período da doença.  

Informações relacionadas estão no site da Fertivitro: www.fertivitro.com.br

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 46 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: